Islã - Origem


A palavra islamismo vem do termo árabe islam, que significa submissão,  a religião foi criada no século VII, por Maomé, no qual foi um profeta que recebeu orientações divinas do anjo Gabriel, para fundar uma nova religião. Maomé então, começou a pregar as mensagens do islã em sua cidade natal, Meca, porém não foi bem recebido pelas pessoas, já que elas tinhas suas próprias crenças por outras divindades.

Maomé foi um líder religioso, político e militar árabe. Segundo o islamismo, Maomé é o mais recente e último profeta do Deus de Abraão

Anos mais tarde, Maomé saiu de Meca, indo para a cidade de Medina, no qual foi um importante marco para a religião islã, onde as pessoas receberam bem a nova religião. Com seus seguidores, Maomé retornou a cidade de Meca e a conquistou, aos poucos o islamismo foi se propagando pela Península Ibérica, por volta do ano de 630.

Photo by Haydan As-soendawy: https://www.pexels.com/photo/photo-of-people-gathering-near-kaaba-mecca-saudi-arabia-2895295/

SUNITAS E XIITAS

 O islamismo é divido em dois grupos, no qual representam duas correntes distintas, sendo eles: os sunitas, e os xiitas. A divisão dos grupos, foi criada após a morte de Maomé em 623 d.C. e sua respectiva sucessão.

Os sunitas escolheram Abu Bakr como sucessor de Maomé, Abu foi amigo do profeta, e deu continuidade a propagação da religião. Os sunitas possuem interpretações menos rígidas do Alcorão e da Suna (livro sagrado somente para eles). Em geral, os sunitas são representados por cerca de 90% dos muçulmanos.

Já os Xiitas, acreditavam que o sucessor de Maomé deveria ser algum parente direto do profeta, que no caso, era seu primo, Ali Bin-Abu. Eles pertencem a um grupo mais tradicional e possuem uma visão mais limitada, seguindo rigidamente o Alcorão e a Sharia.

ISLAMISMO NO BRASIL

A presença muçulmana no Brasil, foi introduzida pelo processo de escravidão africana, a partir de grupos trazidos para o país no século XIX , e também com grande expansão no século XX, com a vinda de imigrantes árabes, gerando também o processo de conversão de brasileiros para a religião.


Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/islamismo.htm Acesso em: 10 de nov de 22.

https://www.politize.com.br/islamismo-como-e-a-religiao-muculmana/ Acesso em: 10 de nov de 22.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita Técnica a Mesquita do Brás

Por trás do blog - Quem somos

Uma Introdução ao Turismo Religioso